Visando oferecer serviços que contribuam com o andamento de seus sindicatos filiados, a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) vem auxiliando a ação estadual com projetos de apoio nas áreas de gestão, contábil, jurídica e comunicação. Um dos ganhos obtidos em 2020 foi a implementação de serviço jurídico prestado elo escritório LBS advogados. Além de assessoria jurídica, a empresa auxiliou a federação e seus sindicatos com informações essenciais para seu funcionamento ao longo do ano, fornecedor pareceres jurídicos sobre questões trabalhistas, administrativas e fiscais.

“A LBS agregou um vasto material e uma rede ampla de informações jurídicas relacionados ao direito sindical”, ponderou a presidente da FNA, Eleonora Mascia. Um dos temas abordados foi a nova lei de proteção de dados, cujo parecer jurídico deve ajudar os sindicatos a atuarem junto a seus associados. O resultado foi alvo de reunião na noite desta quarta-feira (2/12), que contou com apresentação dos Grupo de Trabalho (GT) Jurídico e do GT Financeiro. Outra inciativa destacada na apresentação é a proposta de elaboração de um guia orientativo com um passo a passo para as futuras gestões que assumirem as diretorias.

Coordenador do GT Jurídico, o vice-presidente da FNA, Ormy Hütner Jr, fez um relato das atividades realizadas ao longo de 2020. Entre as metas para 2021, indicou ele, está a reformulação do estatuto dos sindicatos, a elaboração de um manual sobe assédio moral e a sistematização de canais de denúncia nos estados. O GT ainda pretende criar um sistema para viabilizar a incorporação de estudantes de arquitetura e urbanismo ao quadro dos sindicatos (projeto Juventude FNA).

A advogada Glaucia Costa, da LBS, fez um relato minucioso das ações realizadas em 2020 e colocou-se à disposição para interagir com os sindicalistas por meio da consultoria da FNA. “A ação de um jurídico centralizado ajuda a se montar uma estratégia conjunta para a categoria”, pontuou a advogada. A ação do GT foi elogiada por Hütner Jr: “Este é um grupo estratégico, que oferece um debate importante para quem encaminha uma demanda, mas valioso também para os demais sindicatos porque as dúvidas são comuns”.

Na sequência, foi a vez do GT Financeiro apresentar sua organização e projetos. A secretária de Finanças da FNA, Juliana Betemps, salientou que, assim como toda a sociedade, a FNA se reinventou em 2020. Como nem tudo é ruim, a pandemia permitiu redução de gastos da federação e viabilizou aporte extra para ajuda aos sindicatos nas áreas contábil, jurídica e de comunicação. O contador e representante da VSS, Valtuir Silveira, atua na organização das contas dos sindicatos de forma a viabilizar caminho aberto para parceria e convênios que os permitam realizar novas ações em prol de seus associados. “Se depender da parte contábil, trabalharemos para que as entidades possam estar abertas e atuantes”.