De 17 a 22 de abril acontece a terceira etapa da SEMANA ABERTA UIARio2021, trazendo para o debate o eixo temático DIVERSIDADE E MISTURA, dentro da programação do 27 Congresso Mundial de Arquitetos. As intensas mudanças que colocam em xeque velhos paradigmas e promovem a emergência de novos estarão no centro do debate com a participação de especialistas de diversos países. As mudanças do mundo contemporâneo e seus reflexos no campo da arquitetura demandam discussões nas três dimensões: social, ambiental e tecnológica. A semana é 100% ONLINE, GRATUITA E GLOBAL e reúne especialistas nacionais e internacionais em debates sobre os temas: Gênero e Cultura; Cidadania e Patrimônio; Globalidade e Singularidade.

No período da Semana Aberta de maio, a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) marca presença na grade de programação com do 27° Congresso Mundial de Arquitetos – UIARio2021 com a live ATHIS na Prática Profissional: o Encontro com a Arquitetura Popular. A agenda acontece no dia 19/05, às 17h, e poderá ser assistida pelo canal da FNA no Youtube e ficará disponível no site do evento na seção “Diálogos com a Sociedade” da plataforma exclusiva do UIA2021RIO.

A live com mediação do ex-presidente da FNA e atual integrante do Conselho Consultivo da federação, Jeferson Salazar, vai reunir três arquitetos e urbanistas com ampla atuação em Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS). Maira Rocha: ex-Conselheira Estadual do CAU/RJ (2018-2020), onde coordenou a Comissão de ATHIS, oportunidade em que, sob sua coordenação, foi criado o Edital de ATHIS e o Fórum Permanente de ATHIS. Atualmente é Conselheira Federal do CAU/BR. Também coordenou equipes de regularização fundiária em parceria com a Secretaria Municipal de Habitação em sete favelas do Rio.  Já Riva Feitoza possui capacitação em ATHIS e é CEO do escritório de arquitetura popular “Arquitetura para o Povo”. Em 2019 foi premiada pelo CAU/SE pelos serviços de arquitetura prestados à população de baixa renda. Alexandre Hodapp é membro da Peabiru Trabalhos Comunitários e Ambientais desde 2011, com atuação no Programa Morar no Centro (gestão 2001-2004) na COHAB-SP e na Diagonal Urbana desenvolvendo projetos de HIS em reassentamentos no norte do país.

A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) é organização parceira do Congresso UIARio2021 e, ao longo de toda a programação até o mês de julho, contará com uma ampla agenda de debates encabeçada por sua diretoria e seus sindicatos Na pauta estarão temas ligados aos desafios do mundo do trabalho e a implementação da ATHIS.

Sindicalize-se! Fique em dia com seu sindicato e garanta 20% de desconto na inscrição do 27° Congresso Mundial de Arquitetos – UIA 2021 RIO, com o tema Todos os Mundos. Um só Mundo. Arquitetura 21.

 

CONHEÇA OS DEBATEDORES DA SEMANA ABERTA MUDANÇAS E ENERGÊNCIAS

Esteban Benavides/Al Borde

É um dos fundadores do coletivo Al Borde, junto a David Barragán, Pascual Gangotena e Marialuisa Borja, todos formados pela Pontificia Universidad Católica do Equador. O grupo enaltece o trabalho social e o envolvimento com as comunidades em que atua. E tem sido reconhecido em inúmeras premiações: venceu o Prêmio Schelling de Arquitetura, na Alemanha, e o Prêmio Mundial de Arquitetura Sustentável em Paris. Foi indicado para o Prêmio Internacional de Arquitetura Jovem Iakov Chernikov em Moscou e para o Design for the Year Award no London Design Museum. Também participou do comitê de nomeação para o Mies Crown Hall Americas Prize e da seleção oficial da Bienal de Veneza 2016.

Jane Hall/Assemble

Foi a primeira pessoa a receber a bolsa de estudos Lina Bo Bardi do Conselho Britânico, em 2013. Em suas pesquisas examina criticamente as mudanças no papel do arquiteto e os métodos alternativos de design arquitetônico. É uma das fundadoras do coletivo de design Assemble, que venceu o Prêmio Turner em 2015 e trabalha com práticas interdisciplinares entre artistas e arquitetos. Também é autora do livro Breaking Ground, Architecture by Women (Phaidon, 2019), mostrando 180 projetos representativos da contribuição das mulheres para a arquitetura.

Luiz Alberto de Oliveira

É Curador Geral do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. Físico e doutor em Cosmologia, ele aborda em suas palestras o impacto das mudanças tecnológicas sobre a vida das pessoas e das cidades. É pesquisador do Instituto de Cosmologia, Relatividade e Astrofísica (ICRA-BR) e do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCTI), onde também atuou como professor de História e Filosofia da Ciência. Escreveu ensaios para diversas coletâneas como “Tempo e história”, “A crise da razão”, “O avesso da liberdade”, “O homem-máquina”; “Ensaios sobre o medo”, “Mutações: ensaios sobre as novas configurações do mundo”, “Mutações: a experiência do pensamento”, “Mutações: o futuro não é mais o que era”.

Ailton Krenak

É escritor e ativista do movimento socioambiental e de defesa dos direitos indígenas. Organizou a Aliança dos Povos da Floresta, que reúne comunidades ribeirinhas e indígenas na Amazônia. É comendador da Ordem do Mérito Cultural da Presidência da República e doutor honoris causa pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG). Autor de Ideias para adiar o fim do mundo e A vida não é útil, foi vencedor, em 2020, do Prêmio Juca Pato, entregue pela União Brasileira de Escritores.

Silvio Meira

É cientista-chefe e fundador da Digital Strategy Company e fundador e presidente do conselho de administração do Porto Digital, em Pernambuco. É também professor da CESAR.school e professor emérito do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Foi membro do Berkman Center, da Universidade de Harvard. Formado em engenharia pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), é mestre em informática pela UFPE e PhD em Computação pela University of Kent at Canterbury, no Reino Unido. É autor do livro Novos Negócios Inovadores de Crescimento Empreendedor no Brasil.

Ester Carro

É arquiteta e ativista urbana, professora e pesquisadora no Núcleo de Mulheres e Território do Laboratório de Cidades (Arq. Futuro e Insper) e participa do programa Fellowship da Avenues São Paulo, campus da americana Avenues The World School. Desde 2017, é Presidente do Fazendinhando, movimento de transformação física, cultural e social, no Jardim Colombo, na favela de Paraisópolis, São Paulo. Em 2019 foi uma das selecionadas para participar da XII Bienal Internacional de Arquitetura, com o projeto “Contribuições para outra narrativa” exposto no Centro Cultural de São Paulo.

Confira os horários da Semana Aberta MUDANÇAS E EMERGÊNCIAS:

17/05 – 9h

EMERGÊNCIAS DE UM NOVO ARQUITETO

– Esteban Benavides

– Jane Hall

Moderado por: Francesco Perrotta

18/05 – 9h

CÂMBIOS CLIMÁTICOS

– Luiz Alberto de Oliveira- Ailton Krenak

Moderado por: Margareth da Silva Pereira & Igor de Vetyemy

19/04 – 9h

MUDANÇAS TECNOLÓGICAS E SOCIAIS

– Silvio Meira

– Ester Carro

Moderado por: Igor de Vetyemy

20/04 – 11h

LIVE DA SEMANA MUDANÇAS E EMERGÊNCIAS

Debate especial “ao vivo” com diversos especialistas convidados que trarão reflexões e propostas para as questões abordadas na semana.

 

Inscreva-se gratuitamente