Aconteceu, na manhã desta quarta-feira (27/4), uma Audiência Pública na Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul para debater os despejos e mediação de conflitos fundiários no Estado. O encontro, que faz parte da Missão Denúncia Contra Despejos e de Direito à Moradia, da Campanha Despejo Zero, reuniu deputados e representantes de entidades e movimentos populares. A diretora secretária do Sindicato de Arquitetos do Rio Grande do Sul (Saergs), Karla Moroso, participou do encontro representando a entidade e a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA).
A reunião debateu a situação da barragem da Lomba do Pinheiro, na capital gaúcha, e das áreas no entorno dos estádios do Internacional e do Grêmio. Tratou também sobre as Zonas Especiais de Interesse Social (Zeis), a regularização fundiária de quilombos, ocupações populares e o direito à moradia e a luta pela demarcação de terras indígenas.
O encontro foi moderado pela deputada federal Sofia Cavedon (PT), que defendeu a convocação do governo federal para responder sobre as políticas públicas para a habitação. No próximo mês, segundo a deputada, deve ocorrer uma nova audiência pública, dessa vez com a participação dos representantes do governo que estiveram ausentes no encontro desta quarta.