Esse ano, o Dia Nacional do Estudante, comemorado no dia 11/8, foi marcado por atos em todo o Brasil em defesa da democracia e do sistema eleitoral brasileiro. Com o apoio da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), o Dia Nacional de Mobilização em Defesa da Democracia e Eleições Livres levou manifestações para as ruas e universidades públicas e privadas do país.
Os atos, promovidos pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de São Paulo, reuníram professores, estudantes e representantes de diversas centrais em pelo menos 50 cidades para a leitura da Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito, documento que conta com mais de 1 milhão de assinaturas. Entre os apoiadores do manifesto, estão a FNA, o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), oito presidenciáveis, ex-ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e mais de 400 entidades.
Em Porto Alegre, o ato ocorreu na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e contou ainda com a leitura de uma mensagem enviada pelo ministro do STF Luiz Edson Fachin. Segundo o ministro, esse momento é decisivo para a preservação da paz e das instituições democráticas.
As manifestações e a carta são uma resposta da Faculdade de Direito da USP aos diversos ataques do presidente Jair Bolsonaro ao sistema eleitoral e ameaças de um golpe de Estado. Ela foi criada com base na Carta aos Brasileiros, de 1977, que repudiava a ditadura militar.
Foto: Isabel Gomes/Divulgação