A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados entrega, nesta quarta-feira (9/11), às 17h, o Prêmio Lucio Costa de Mobilidade, Saneamento e Habitação 2022. A premiação contempla entidades e personalidades que desenvolvam trabalhos que impactem positivamente a vida dos cidadãos nas áreas de mobilidade, saneamento e habitação no Brasil. A presidente da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), Eleonora Mascia, estará representando a entidade e prestigiando os ganhadores durante o evento, que acontece no Salão Nobre da Casa.
Nesta edição, os ganhadores na categoria personalidades são o coordenador-geral do Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento, Marcos Helano Fernandes Montenegro, o ex-ministro de Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas, e o ex-prefeito de Curitibanos (SC) José Antônio Guidi. Na categoria entidades, os ganhadores são o Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento (Ondas), a JC Decaux e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP). As indicações dizem respeito a saneamento, mobilidade e habitação, respectivamente.
Lançado em 2015, o prêmio presta homenagem ao arquiteto e urbanista Lucio Costa (1902-1998), referência na arquitetura moderna brasileira e criador do Plano Piloto de Brasília.