Reconhecer a prática da profissão e estimular entre os arquitetos e urbanistas a produção de trabalhos relevantes à sociedade ou à categoria é o objetivo do Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano, promovido pelo Sindicato dos Arquitetos do Estado do Rio Grande do Sul (Saergs). Entregue pelo presidente do Saergs, Evandro Babu Medeiros, e pela Diretora de Comunicação da entidade, Taiane Beduschi, a premiação reconheceu na noite de sábado (19/11) a ONG Arquitetos Voluntários, o arquiteto e urbanista Hermes de Assis Puricelli e o advogado trabalhista, que atua pela causa sindical, Filipe Diffini Santa Maria, pela edição 2021; e os arquitetos e urbanistas Günter Weimer, pelo setor público, pela trajetória como Professor na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS; Juliana Betemps e Cristiane Rauber, da Escaiola Arquitetura Rara, pelo setor privado, e Maríndia Izabel Girardello, em memória, pela edição 2022. As distinções acumularam a do ano anterior em virtude da Pandemia.

De acordo com Babu, o reconhecimento: “é pela oportunidade de amenizar a tristeza que se encontram os espaços de saúde em meio à pandemia, por reconhecer e compartilhar a história da arquitetura, por restaurar os patrimônios históricos e culturais da cidade ou mesmo pelo reconhecimento e empenho profissional e às entidades. Tudo isso é o nosso trabalho dentro da profissão de arquiteto, prestigiado esta noite”, apontou. A premiação aconteceu no no Theatro São Pedro, espaço cultural icônico de Porto Alegre e que também sediou a Trienal de Arquitetura, realizada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS). No palco, a Orquestra de Cordas da Associação Fábrica de Sonhos deixou a noite ainda mais especial.

O prêmio do Sindicato dos Arquitetos do Estado do Rio Grande do Sul vem sendo realizado desde 1996 e ganhou o nome Arquiteto e Urbanista do Ano em 2011. A partir de 2020, o troféu passou a ser a própria logomarca do Saergs, que é a estrutura de uma casa em vermelho. “O Sindicato, que faz 50 anos em 2023, busca reconhecer, como mais uma vez fazemos nesta premiação, os profissionais que, em suas diferentes áreas de atuação, colocam a arquitetura à serviço da população. Parabéns a todos”, destacou Babu, que também é membro do Conselho Curador. 

Pela primeira vez, a solenidade de premiação também reuniu a entrega do Prêmio IAB, Prêmio AAInteriores e a 4ª Edição do Prêmio CAU/RS, entidade que promove a Trienal na Capital gaúcha no primeiro encontro presencial desde 2020. Participaram o presidente do CAU-RS, Tiago Holzmann da Silva; o representante do CAU Brasil, Ednezer Flores; a presidente da AAI Brasil/RS, Gislaine Saibro; e a presidente da AsBEA-RS, Raquel Hag.

Conheça os destaques das demais entidades:

IAB RS – Prêmio José Albano Volkmer: Pedro Henrique Marcos, com o trabalho intitulado ‘Espaço Indígena Mbyá Guarani’, da Unisinos.
AAI Brasil/RS – Luana Mundstock, autora do projeto “Residencial Hundred”.
4ª edição do Prêmio CAU/RS arquiteto e urbanista Luiz Antonio Machado Verissimo (in memoriam): Projeto “Capacete Rosa”, realizado pela Associação Marinês, de Lajeado, na categoria Movimentos Sociais – Pessoa Jurídica.

Para assistir a premiação acesse: https://www.youtube.com/watch?v=ZaWFDx_eMPE

 

Fotos: Studio Feijão e Lentilha (Evandro Leal)