Com o objetivo de debater as relações entre as propostas e as perspectivas das atuais políticas de moradia, a exposição “Arquitetura Habitacional da URSS: concurso entre camaradas 1926” desembarca em Brasília (DF) durante o 46º Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (ENSA). O evento, promovido pela Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), começa nesta quinta-feira (24/11), às 19h, e segue até domingo (27/11), às 13h. A exposição é aberta ao público e será realizada no Salão Alvorada do Brasília Palace Hotel.
Durante o lançamento da mostra, ainda no dia 24, a arquiteta e urbanista e professora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) Andréia Moassab, irá apresentar os oito projetos vencedores do concurso organizado pela União dos Arquitetos Contemporâneos da União soviética em 1926. As propostas respondem ao desafio de repensar os espaços comuns do dia a dia – como cozinhas e lavanderias coletivas – dentro de uma nova organização social pós-revolucionária. Os projetos são assinados pelos arquitetos Moisei Ginzburg Georgi Vegman, Vyacheslav Vladimirov, Nina Vorotyntseva, Raisa Polyak, Alexander Nikolsky, Andrey Ol, Alexander Pasternak e Ivan Sobolev.
Para o secretário de Organização e Formação Sindical da FNA, Danilo Matoso, “as novas configurações espaciais propostas por aquela vanguarda revolucionária – as novas sociabilidades, as formas, a linguagem gráfica – foram profundamente influentes na arquitetura moderna global, e também no Brasil. Arquitetos como Vilanova Artigas, Affonso Eduardo Reidy, Lucio Costa ou Oscar Niemeyer partiram daqueles avanços para propor, nas décadas seguintes, um estilo único de arquitetura habitacional que teria nas superquadras de Brasília a sua expressão máxima”. O arquiteto ainda afirma que “entender a arquitetura das vanguardas russas da década de 1920 é também entender parte da boa arquitetura brasileira”.
Com apoio da FNA, a exposição é fruto de uma parceria entre o MALOCA – Estudos Multidisciplinares em Urbanismos e Arquiteturas do Sul (Brasil) e os grupos Brigada Acadêmica Interdisciplinaria (BAI) da UAM Azcapotzalco (México), Universidad Bolivariana (Venezuela) e Taller Libre de Proyecto Social, da UBA (Argentina).
O material em exibição já passou já passou por países como México, Venezuela e Argentina e por diversas universidades do Brasil como Foz do Iguaçu (PR), Goiás (GO), Palmas (TO), Natal (RN), São João del Rei (MG), Juiz de Fora (MG), Uberlândia (MG), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Cascavel (PR).
Serviço
“Arquitetura Habitacional da URSS: concurso entre camaradas 1926”
Local: Salão Alvorada – Brasília Palace Hotel, Brasília, DF
Abertura: quinta, 24/11, 19h
Visitação gratuita: 25 e 26/11, de 9h às 21h30