Anunciado oficialmente durante o 46º Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (ENSA), o portal ArqPop deu início aos seus trabalhos nesta quarta-feira (21/12). A nova plataforma sobre arquitetura popular da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) vai divulgar trabalhos de profissionais brasileiros, desenvolvidos de maneira solo ou coletiva, voltados para o atendimento das mais diferentes demandas da sociedade.
O Conselheiro Fiscal Suplente da FNA e coordenador da ideia, Danilo Matoso, explica que apenas 10% da população contrata arquitetos e urbanistas. No entanto, segundo ele, o número de profissionais praticamente triplicou na última década. “Desenvolver o ArqPop é uma tentativa de expandir a atuação da nossa categoria para além dos formatos tradicionais e das camadas sociais usualmente atendidas. Temos muitos arquitetos e uma sociedade que precisa de arquitetura, essa conta precisa bater. Mas, para isso, precisamos redirecionar o nosso trabalho”. O projeto é uma parceria com o escritório AH! Arquitetura Humana, coordenado pelas arquitetas e urbanistas Karla Moroso e Taiane Beduschi.
Diariamente, serão postados artigos, matérias e trabalhos de profissionais que atuam junto à população de média e baixa renda, hoje, responsável por cerca de três quartos das cidades brasileiras. “Vamos trabalhar com seis publicações diárias no portal, sejam de notícias, sejam de apresentação dos projetos. Em cada uma delas abordaremos o processo desenvolvido pelos arquitetos e arquitetas responsáveis e o antes e depois das reformas. Como o objetivo é dar visibilidade aos profissionais e aos movimentos sociais envolvidos, vamos disponibilizar as redes sociais e contato de cada um deles, além do ano e localização onde o trabalho foi realizado”, afirma Taiane. É possível acessar todo o conteúdo através do site arqpop.org.br e do Instagram, Facebook e Linkedin.
Além dos projetos, que envolvem desde reformas pontuais até projetos mais urbanos como centros sociais, praças e parques, o ArqPop também vai oferecer um mapeamento das iniciativas de arquitetura popular no país – incluindo os trabalhos de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (Athis). “Todos os coletivos que atuam com Assistência Técnica entrarão no nosso Mapa Pop. Queremos transformar essa ferramenta em uma espécie de catálogo, onde será possível para a população e para os demais arquitetos encontrar um profissional que atenda e converse com as demandas sociais. O objetivo é inspirar e disseminar, mas também é criar uma rede de contatos”, destaca Karla.
Todos os profissionais que tiverem interesse de participar da iniciativa e quiserem compartilhar os seus projetos podem preencher este formulário. Os trabalhos serão analisados e publicados no portal e nas redes sociais do ArqPop.
Serviço
ArqPop – Popularizar a Arquitetura
Site: https://arqpop.org.br/
Instagram: https://www.instagram.com/portal_arqpop/
Facebook: https://www.facebook.com/portalarqpop
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/portal-arqpop-62aa32249/
Formulário de Inscrição dos Trabalhos: https://forms.gle/6vsSAsMVfH16BTD46