A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) está intensificando a agenda de articulação política e diálogo com autoridades e parlamentares. Nesta terça-feira (14/02), a presidente da FNA, Andréa dos Santos, esteve reunida com os deputados federais Denise Pessôa (PT) e Alexandre Lindenmeyer (PT) em Brasília (DF). Também apoiando as discussões, a reunião contou com a participação do arquiteto e urbanista Danilo Matoso.
Segundo Andréa, a agenda nesta terça foi de aproximação da pauta dos arquitetos com os deputados eleitos e é a primeira de várias que devem seguir-se para garantir que políticas de habitação de interesse social e de inclusão das cidades ganhem eco pelo país. “Foi a primeira conversa de uma série que pretendemos realizar com o Legislativo. Mais que levar as nossas principais pautas, como o Projeto de Lei do MEP, a discussão da autogestão da moradia, entre outros, foi o caminho que abrimos para o diálogo coletivo em torno da apresentação de propostas para projetos de políticas públicas de interesse dos arquitetos e urbanistas”, salientou.
Denise Pessôa é arquiteta e urbanista e elegeu-se para a Câmara dos Deputados em 2022 pelo Rio Grande do Sul. Em seu primeiro mandato federal, defende cidades democráticas e é parceira de luta da FNA, tendo, inclusive, participado do 46º Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (ENSA) em novembro de 2022. Atuando no serviço público, carrega a experiência de ter sido vereadora por três mandatos na cidade gaúcha de Caxias do Sul (RS).
Parceiro de movimentos sociais e com ampla experiência em gestão pública, Alexandre Lindenmeyer também deve assumir um papel de interlocução importante junto ao governo. Ex-prefeito de Rio Grande (RS), ele tem afinidade com as demandas das cidades e, principalmente, na costura de políticas habitacionais.
Foto: Marcelo Tavares Borges