Mais do que ensinar as ferramentas práticas, o projeto de Softwares Livres para Arquitetura e Engenharia (Solare) de iniciativa da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) quer proporcionar a liberdade de atuação profissional. Foi com isso em mente que a arquiteta e urbanista e professora da iniciativa, Paula Moreira, ministrou duas oficinas sobre programas de código aberto durante o evento “Rumos da Arquitetura e Urbanismo”, promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS). Passando pelas cidades de Rio Grande (RS), no dia 28/03, e de Bagé (RS), no dia 30/03, os encontros tiveram como objetivo apresentar o Solare, capacitar e familiarizar os profissionais gaúchos a serem donos dos seus próprios projetos. “A categoria tem sofrido muito com o uso de softwares pagos. Se você usa inadequadamente, é multado. Se você tenta manter a licença, não cabe no orçamento. E isso acaba tirando dos profissionais a possibilidade de no futuro acessar e compartilhar os seus trabalhos”, explica Paula.
Apresentando os programas QGIS, de geoprocessamento e formação geográfica, e FreeCAD, de CAD e BIM, a arquiteta trabalhou com os participantes as funcionalidades básicas e a migração de dados. “Atualmente, o FreeCAD é uma tecnologia de ponta quando falamos de BIM. O uso é completamente gratuito, você pode acessar os seus projetos em formatos abertos e ele atende todos os requisitos que precisamos apresentar em um trabalho. Além disso, você pode contribuir com o desenvolvimento da plataforma, reportando erros ou melhorias que poderiam se adaptar ao seu dia a dia. Muita gente acredita que os softwares livres não conseguem cumprir as mesmas funções que os pagos, mas pode sim. E mais do que isso, você não fica refém de nenhum formato, atualização ou licença. O trabalho é seu”, afirma.
As oficinas também abordaram os demais cursos oferecidos pelo Solare e as possibilidades de interação nas plataformas do projeto. Todos os módulos seguem disponíveis em https://solare.org.br/cursos/. Participaram das atividades profissionais e estudantes com atuação nas cidades do interior gaúcho, arquitetos e urbanistas da Prefeitura de Dom Pedrito (RS) e da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). O “Rumos da Arquitetura e Urbanismo” ainda ofereceu atividades sobre gestão de projetos, honorários, estrutura e palestras sobre patrimônio histórico e concursos públicos em projetos de arquitetura.
O Solare é uma iniciativa da FNA com apoio do CAU/RS e do CAU/RJ.
Foto: Alex Bandeira/Feijão & Lentilha Studio