Representantes da diretoria executiva da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) e de Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas apresentaram uma análise de conjuntura sobre as Eleições do CAU, pleito que mobilizou milhares de arquitetos e urbanistas de todo o país para votação em outubro deste ano. A análise foi apresentada durante a tarde desse sábado (2/12), em Belo Horizonte (MG), no 41º Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (ENSA).

Representando o Sindarq/PR, Milton Gonçalves, apresentou um compilado das ações, projetos, administração e outros pontos que foram analisados no pleito nos estados. O arquiteto Danilo Matoso Macedo, do Sinarq-DF, falou sobre a importância do papel da FNA e sindicatos no pleito, destacando as mobilizações de apoio a algumas chapas durante o período. Uéslei de Souza, do Sindarq-RO, falou sobre a média dos profissionais votantes e, por fim, Gilcinea Barbosa da Conceição, do Sinarq-BA e membro da diretoria executiva da FNA, falou sobre a participação dos profissionais no tema e destacou a importância da ação para o fortalecimento dos sindicatos.

O 2º vice-presidente da FNA, Edinardo Lucas, comandou a mesa. Na sequência, foi feito um debate com os participantes do encontro. Um dos pontos mais discutidos foi o regimento eleitoral que conduziu o pleito neste ano.