É com enorme pesar que a Federação Nacional dos Arquitetos (FNA) informa o falecimento do arquiteto, urbanista e professor Frank Svensson, aos 84 anos. Reconhecido nacionalmente pela qualidade do seu trabalho, o arquiteto mineiro passou seus ensinamentos a toda uma geração de arquitetos e urbanistas brasileiros e estrangeiros. Sua trajetória também foi marcada pelo engajamento político. O velório será nesta quinta-feira (8/2) a partir das 8h até as 11h, no cemitério Campo da Esperança, na capela 5, em Brasília.
Presidente da FNA, Cicero Alvarez lamentou a grande perda para a profissão. “Era um dos maiores estudiosos das teorias de arquitetura do Brasil. Seu legado é reconhecido até hoje por muitos de seus ex-alunos da Universidade de Brasília”, relatou o arquitetos e urbanista Orlando Cariello, ex-presidente da FNA.
Indivíduo com pensamento crítico, Frank Svensson teve atuação de destaque durante toda a vida profissional. Passou pela Sudene, pelo Partido Comunista e foi professor na Universidade de Brasília (UnB). Na década de 70, ao ser proibido de lecionar no Brasil, partiu para o exterior, lecionando e atuando nos partidos comunistas da França e da Suécia. Após alguns anos de exílio na Europa, retornou ao Brasil e deu continuidade à profissão.
“Frank foi o professor mais importante na minha formação como arquitetos. Tinha as características de um mestre que nos estimulava a atingir reflexões muito profundas”, manifestou o arquiteto e urbanista Thiago Teixeira de Andrade, secretário de Habitação de Brasília, pelas redes sociais.
Foto: istock/oatawa