Carlos Augusto Manço é o mais novo aluno da faculdade de Arquitetura e Urbanismo em Ribeirão Preto (SP) [Foto: Lays Schiavinatto]

Todas as experiências vivenciadas em nove décadas de vida não são motivo para acomodação. Esta é a lição que Carlos Augusto Manço, 90 anos, transmite ao decidir cursar a faculdade de Arquitetura e Urbanismo e realizar o seu grande sonho. Apaixonado por desenho, área em que sempre atuou ao longo da trajetória profissional, ele permanece sedento por aprendizado. Com disposição de um garoto, ele é um dos calouros da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Barão de Mauá, de Ribeirão Preto (SP).

Segundo a neta Isabella Bucci, ele está matriculado em todas as disciplinas do primeiro semestre da grade curricular. Nada mais, nada menos que oito cadeiras. As aulas ocorrem todos os dias à noite e no sábado pela manhã. “Ele sempre quis muito cursar Arquitetura e Urbanismo para melhorar o desenho, que foi com o que trabalhou a vida toda”, conta a neta de Manço. Entretanto, relata, foi adiando este sonho devido a outras prioridades, entre elas a ajuda de custo que deu para cinco dos oito netos cursarem faculdade.

Ele iniciou sua vida profissional no Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (Daerp) e, cinco anos mais tarde, foi para Universidade de São Paulo (USP), onde sempre conviveu com arquitetos e urbanistas. “Na USP, eu fazia desenhos das obras de ampliação da faculdade, projeto que foi mantido em toda a sua extensão”, contou Manço.

Aposentado há 30 anos, em 2017 ficou viúvo e viu na oportunidade de estudar uma forma de superar a perda e aperfeiçoar a técnica. Decidido, ingressou na universidade no primeiro semestre de 2018. “Fui recebido muito bem por todos os colegas de classe e estou muito empolgado com o que estou aprendendo. Tenho vontade de fazer tudo!”, disse.

Segundo a coordenadora do curso Flavia Olaia, é uma honra recebê-lo na Instituição. “Logo que a neta Isabella nos procurou, fizemos o possível para criar uma grade semestral um pouco menor e preparamos nossos docentes para recebê-lo. O Carlos é um aluno bastante dedicado e interessado durante as aulas”, comenta.

Fonte: Assessoria de Imprensa FNA com informações da Assessoria de Imprensa da Barão de Mauá