Biblioteca Parque, no Largo da Estação Férrea, ficou lotado [Foto: Fernando Dai Prá]

Mais de cem pessoas acompanharam o lançamento do Coletivo Viva.Cidade durante a retomada do Projeto Saergs Na Estrada, que ocorreu na noite de terça-feira (17/4), em Caxias do Sul (RS). O projeto, que tem como objetivo promover intervenções urbanas com uma participação ativa da sociedade, foi apresentado nas dependências da Biblioteca Parque, no Largo da Estação Férrea. O evento foi organizado pelo Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul (Saergs), com patrocínio do CAU/RS e apoio do IAB de Caxias do Sul, do Sala de Arquitetos e da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA).

A partir de agora, o Coletivo Viva.Cidade vai montar grupos de pessoas com a intenção de criar e pensar projetos que mesclem Arquitetura e Urbanismo, Sociologia, Psicologia, entre outras áreas, de maneira transdisciplinar. “Queremos modificar essa visão passiva da sociedade e entender a cidade como um ser vivo que está em eterna modificação”, destacou o cofundador do Viva.Cidade Tiago Fiamenghi. Ele ainda ressaltou que a iniciativa é uma expansão do movimento Limpa Caxias, que surgiu no ano de 2012, com uma proposta focada em debates sobre poluição visual e intervenções no patrimônio histórico.

Presidente do Saergs, Maria Teresa Peres de Souza [Foto: Fernando Dai Prá]

A presidente do Saergs, Maria Teresa Peres de Souza, destacou que o Saergs Na Estrada já está no terceiro ano de atividades, ressaltando que o projeto serve como um elo de aproximação das pessoas para compartilhar ideias, promover discussões, trazer mais informação, apoiar os profissionais e engajar iniciativas como a do Viva.Cidade. “As cidades devem ter vida e para isso as pessoas devem estar atuando”. Neste primeiro semestre, o projeto do sindicato ainda vai passar pelas cidades de Pelotas e Porto Alegre. Representando a FNA, participou o arquiteto e urbanista Eduardo Bimbi, ex-presidente e membro do Conselho Consultivo da entidade.

Para finalizar, o coletivo TransLAB.URB, de Porto Alegre, realizou uma palestra com o tema Criação de Rede Distribuída e Empoderamento do Espaço Público. O grupo, representado pelos arquitetos e urbanistas Fausto Isolan, Fernanda Fedrizzi, Isadora Scopel, Leonardo Brawl, Mario Prati e pelo psicólogo social Rafael Knebel, também apresentou uma ação de Urbanismo Tático no local, com a chamada Arquitetura Efêmera Inflável. Tudo com a intenção de inserir a complexidade do urbanismo na realidade das pessoas. O evento contou ainda com a exposição dos alunos do Centro Universitário da Serra Gaúcha, que teve a temática Patrimônio e progresso: o caso Cesa, workshop ministrado pela docente Taísa Festugato.

O presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), Tiago Holzmann da Silva, reiterou a importância de realizar movimentos como estes para a troca de informações. “Devemos atuar de maneira colaborativa, e percebemos que o momento é de maturidade, em que as pessoas estão percebendo e entendendo a relevância dessas iniciativas”. Também prestigiaram o encontro a presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil, Núcleo Caxias do Sul, Silvia Nunes, a presidente da Associação Sala de Arquitetos, Adriane Karkow, Tagir Fattori, da Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura, e a vereadora Denise Pessôa.