O Coletivo Catarse está com campanha de arrecadação aberta para viabilizar a segunda edição do livro Casacadabra, que ensina os princípios da Arquitetura e Urbanismo para crianças. As contribuições podem ser realizadas até a próxima sexta-feira (15/06) pelo site de financiamento do grupo. O objetivo do projeto, liderado pela editora independente Pistache Editorial, é arrecadar recursos para custear a produção, impressão e distribuições dos exemplares.
O Casacadabra 2, de autoria da jornalista Bianca Antunes e da arquiteta e urbanista Simone Sayegh, é um livro infantil que aborda uma viagem por dez espaços públicos pelo mundo, onde o ambiente urbano é o cenário para o relacionamento entre pessoas de todas as idades, palco para diferentes encontros e para a participação cidadã. Com muito aprendizado e diversão, o livro traz às crianças os segredos e a magia do urbanismo.
Assim como na primeira edição do Casacadabra, a ideia é ser objeto de leitura e de aprendizagem, trazendo muita interatividade em cada página. O livro explica o significado de palavras “desconhecidas” para as crianças, tais como drenagem, planejamento participativo ou mobiliário urbano, tudo de maneira simples e didática, estimulando a criança a pensar sobre sua casa e sua cidade e a desenvolver maneiras de ver o mundo à sua volta. “Buscamos integrar palavra e imagem e fazer a melhor tradução de conceitos urbanísticos para crianças”, revela a arquiteta e urbanista Luísa Amoroso, responsável pelas ilustrações desta nova edição, que conta com 80 páginas.
Neste segundo volume, o Casacadabra traz uma novidade para a criançada: a sessão Mini Urbanista. Nessas páginas, as autoras sugerem atividades para serem realizadas fora do livro, nas ruas, com os amigos e usando outros materiais.
Texto: Stéphany Franco – Imprensa FNA