Serão realizadas nesta quarta-feira, 20 de junho, as eleições para a escolha da nova diretoria do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Estado do Rio de Janeiro (SARJ). A votação será realizada pelo site da entidade, por meio de senha pessoal de acesso, da 0h às 23h59min.

Os arquitetos e urbanistas filiados poderão cadastrar suas senhas, informando o número do CPF e do registro no CAU-RJ, até o horário limite. No dia da votação, o SARJ disponibilizará equipamentos de informática em sua sede (Av. Venezuela, 131, salas 811 a 815) das 10h às 20h para uso dos associados em trânsito. Para garantir a ampla participação no pleito, também será instalada no local uma urna física, para recebimento de votos de associados que, por algum motivo, não conseguirem efetivar a votação eletrônica. A urna ficará disponível das 10h às 20h.

A chapa Reconstrução, que concorre ao mandato 2018-2021, é liderada por Rodrigo Cunha Bertamé Ribeiro. Integram a Diretoria Executiva, como efetivos, José Lívio Maia Junior (vice-presidente), Sheila Christina Dreilich de Souza (secretária-geral), Cárin Regina D’ornellas (tesoureira), Ivana Torquato Libório (1ª diretora), Mariana Jones de Almeida (2ª diretora) e Mariana Elias Gonçalves (3ª diretora).

Em um manifesto, a chapa defende a necessidade de fomentar a qualificação profissional, fortalecer a categoria perante outras entidades e trabalhar pela valorização dos arquitetos e urbanistas perante a sociedade. Segundo Bertamé Ribeiro, a nova gestão buscará uma aproximação maior com a categoria, que envolve “particularidades complexas” e atua em meio a uma grande diversidade de relações trabalhistas. “Somos desde servidores públicos, passando por pequenos escritórios, escritórios de porte médio e grande, profissionais liberais autônomos, cooperativas, incluindo também a questão dos recém-formados, sem contar os inúmeros arquitetos e urbanistas que estão neste momento desempregados ou subempregados. É neste sentido que a chapa se propõe a reconstruir o SARJ, reinventando suas formas de atuação junto aos colegas de profissão do Estado do Rio de Janeiro”, diz Bertamé Ribeiro.