O 3º Festival Brasileiro de Filmes Sobre Mobilidade e Segurança no Trânsito (MOBIFILM), recebe inscrições até quinta-feira (8/11). Interessados podem participar em nove categorias que combinam os critérios de duração, tema e modo de produção.

>>> Confira o regulamento

O evento, que estimula a produção audiovisual brasileira sobre mobilidade urbana e violência de trânsito, ocorre nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, no Unibes Cultural (Rua Oscar Freire, 2.500 – Sumaré), na capital paulista. A entrada é franca.

>> Clique aqui para inscrever um filme

No primeiro dia (sexta-feira, 30/11), será realizado um seminário com o tema “Violência de Transito. Até quando?”. No sábado (1º/12), ocorrerá a exibição dos filmes selecionados, a cerimônia de premiação e o encerramento do evento, que tem como objetivo promover reflexão, gerar debate e inspirar ideias.

Os vencedores das categorias recebem um diploma e um troféu. O vencedor geral do Festival ganha um fim de semana na Estalagem Camburi. E o/a vencedor/a na categoria Vídeo-Mulher ganha do ITDP passagem e hospedagem para participar do Mobilize Fortaleza, que acontece em junho de 2019.

Confira as categorias:

1. Produção independente/curta-metragem/mobilidade: Vídeos produzidos por Produtoras, ONGs e/ou pessoas, com padrão profissional, com até 20 minutos de duração.

2. Produção independente/curta-metragem/ciclismo. Vídeos produzidos por Produtoras, ONGs e/ou pessoas, com padrão profissional, com até 26 minutos de duração.

3. Produção independente/curta-metragem/segurança de trânsito. Vídeos produzidos por Produtoras, ONGs e/ou pessoas, com padrão profissional, com até 20 minutos de duração.

4. Produção independente/longa metragem/todos temas. Vídeos produzidos por Produtoras, ONGs e/ou pessoas, com padrão profissional, com até 60 minutos de duração.

5. Estudantes: vídeos produzidos por estudantes do ensino fundamental, secundário e universitário.

6. Produção Institucional: Vídeos produzidos por entidades oficiais ligadas à área de Trânsito (DETRAN, CET, Ministérios, Campanhas oficiais, etc.).

7. TVs/WebSéries: Programas de televisão, vídeos produzidos por emissoras de televisão, abertas ou por assinatura. Vídeos produzidos para veiculação em web. Duração máxima, 52 min.

8. Vídeo-cidadão/youtubers: vídeos produzidos por cidadãos, com imagens captadas por telefone celular ou equipamento de vídeo. Vídeos produzidos para canais de youtube. Duração máxima, 10 min.

9. Vídeo-mulher. Vídeos sobre a questão feminina frente aos problemas de mobilidade e violência de trânsito.