Uma cartilha lançada recentemente ajuda cuidadores e familiares a tornar os ambientes mais seguros para idosos. O material foi produzido pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (Regional Mato Grosso ) em parceira com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (CAU/MT) e com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT).

Escrito em linguagem simples e acessível, a cartilha apresenta normas gerais que devem ser seguidas para manter um ambiente seguro e apropriado para pessoas da terceira idade. São elencadas situações que podem ocasionar riscos de queda, e como evitá-las em cada ambiente da casa, visando a elaboração de uma ambientação adequada, segura e confortável, que garanta a independência, a qualidade de vida e dignidade de seu morador.

Intitulado “Casa Segura”, o manual atende o crescente número de idosos da população brasileira verificado nos últimos anos. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em sua revisão 2018, em 2060, um quarto da população brasileira deverá ter mais de 65 anos, ou seja 58,2 milhões de idosos ante os atuais 19,2 milhões (9,2% da atual população).

O material pode ser conferido em: http://www.caumt.gov.br/wp-content/uploads/2018/11/CARTILHA_FINAL_OK.pdf

Foto: Felipefrazao / istock