A programação do 27º Congresso Mundial de Arquitetos UIA 2020 Rio será conhecida na próxima segunda-feira (15/4). O evento ocorrerá no Museu do Amanhã, às 9h30, no Rio de Janeiro, primeira cidade a ganhar o título de Capital Mundial da Arquitetura pela Unesco. A cerimônia contará com a presença do prefeito da cidade, Marcelo Crivella, do presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Nivaldo Andrade Júnior, e do presidente do comitê organizador do congresso, Sérgio Magalhães.

O maior evento da arquitetura mundial se realiza de 19 a 26 de julho de 2020. Mais de 15 mil arquitetos e urbanistas de vários países são esperados para discussões, painéis, seminários e palestras que ocorrerão no centro da capital carioca. O palco principal será a Marina da Glória, que sediará a “Arena de Todos os Mundos”, com auditório para 7,5 mil pessoas. Também sediarão a programação o Museu de Arte Moderna, o Aterro do Flamengo, o Palácio Capanema, os Galpões do Porto Maravilha, O Museu do Amanhã, a Praça XV e o Paço Imperial, dentre outros.

Os quatro eixos temáticos que nortearão os debates e palestras buscam refletir a diversidade cultural, econômica e arquitetônica mundial. No eixo “Diversidade e Mistura”, os debates deverão refletir os pontos em comum identificados nas várias experiências internacionais. No eixo “Mudanças e Emergência”, as discussões envolverão o surgimento de um “novo arquiteto”, as mudanças climáticas e as mudanças tecnológicas. O eixo “Fragilidades e Desigualdades” abordará os mundos urbanos, a conexão e a participação popular na arquitetura. O eixo “Transitoriedades e Fluxos” será focado em mobilidade internacional, migrações e arquitetura efêmera para desastres ambientais.

Foto: Museu do Amanhã
Crédito: Visicou / istock