Instituições sem fins lucrativos, que possuam arquitetos e urbanistas, têm até o dia 18 de abril para enviar ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU/GO) projetos para patrocínio cultural e de habitação social. O conselho disponibiliza R$ 80 mil para cada categoria. As inscrições devem ser feitas na sede da entidade (Av. Eng. Eurico Viana, 25, Vila Maria José, Goiânia – GO). O resultado será divulgado em 2 de maio.

As propostas para patrocínio cultural abrangem exposições, seminários, produções audiovisuais e publicações que tenham como eixo central a arquitetura e urbanismo de Goiás. Para o edital de Assistência Técnica em Habitação Social (ATHIS), serão aceitos projetos de construção ou reforma de moradias para famílias com renda de até três salários mínimos. Também podem ser inscritos projetos de urbanismo e paisagismo que estejam de acordo com a Lei de Assistência Técnica (11.888/2008).

De acordo com o conselheiro do CAU/GO e segundo vice-presidente da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), Edinardo Lucas, os editais têm enorme importância não só para arquitetos e urbanistas, mas para toda a sociedade. “O edital de projetos culturais garante a diversidade de narrativas, produções e divulgação de conhecimento. Já o edital de habitação de interesse social permite a interação do profissional com os reais problemas das cidades brasileiras”, defendeu.

O CAU/GO já patrocinou projetos de ambas os segmentos, como o Fórum Goiano de Mobilidade, o Festival Beco e o livro “O Itinerário Pioneiro do Urbanista Attilio Corrêa Lima”, da arquiteta e urbanista Anamaria Diniz. O apoio em ATHIS já foi concedido pelo conselho em 2017 e 2018, quando foram desenvolvidos projetos de assessoria técnica pela Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiás, e pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), em Anápolis.

Foto: Judson Castro / Istock