Pelo segundo ano consecutivo, a cidade de Santos, no litoral paulista, será palco de uma imersão acadêmica e profissional sobre preservação do patrimônio histórico. Organizada pela comissão de membros da Sociedade Civil Organizada com apoio dos cursos de arquitetura e urbanismo da cidade (Centro Universitário São Judas – Campus Unimonte, Unip, Unisanta e Unisantos), a Jornada Santista do Patrimônio Histórico 2019 (JSPH) abre as portas nesta terça-feira (30/4) e vai até o dia 10 de maio com objetivo de estimular a discussão sobre preservação, restauração e revitalização de edifícios e áreas urbanas de interesse histórico e cultura.

De acordo com Jean Pierre Crété, diretor regional do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado de São Paulo (SASP) e integrante da comissão organizadora do evento, o objetivo é difundir o conhecimento em relação ao patrimônio, não só no meio acadêmico e profissional, mas, também, entre a população. “Atualmente, a discussão sobre preservação está muito desqualificada, sujeita aos interesses da especulação imobiliária e ao desconhecimento do tema”, argumenta.

Aberta ao público em geral e gratuita, a jornada busca trazer reflexão sobre as possibilidades de recuperação e requalificação do patrimônio santista, especialmente da região central da cidade. Mesas redondas diárias estão previstas para os dias 6 (Legislação e Políticas Públicas para o Patrimônio Histórico), 7 (O Papel dos Órgãos de Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural), 8 (Habitação e patrimônio Histórico) e 9 de maio (Preservação em Conjuntos Históricos), sempre a partir das 19h, cada dia em uma das sedes das universidades participantes.

Também estão programadas visitas monitoradas, oficinas e exposições, como a dos trabalhos finais dos cursos de graduação e pós-graduação de Arquitetura e Urbanismo com foco em Restauro do Patrimônio Arquitetônico e Urbanístico, que poderá ser visitada desta terça-feira (3) até o dia 9 no Museu Pelé. No dia 10, os materiais serão transferidos para o Teatro Guarany, para a Mesa de Encerramento da jornada.

A JSPH é organizada pela sociedade civil com apoio das universidades. Conta também com apoio institucional do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo – CAU/SP, do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo – IAB/SP, do Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo – SASP, da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos – AEAS e da Prefeitura de Santos, através da Secretaria de Turismo.

Mais informações podem ser obtidas em https://www.facebook.com/jornadapatrimonio2018/ e no @jornada.santista.patrimonio

Todas as palestras realizadas na I Jornada Santista do Patrimônio Histórico, realizada em 2018, estão disponíveis no link: https://www.youtube.com/channel/UCsIhOJWNFUCZEZAfPkW8hnw/playlists