O 2º vice-presidente da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), Edinardo Rodrigues Lucas, participou, nesta terça-feira, de audiência pública realizada na Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados, em Brasília. O objetivo foi contribuir com uma mesa de discussão criada para recolher demandas da Sociedade Civil Organizada para elaboração do plano de trabalho da comissão para este ano.

Edinardo abordou a importância do trabalho do arquiteto e urbanista na produção e na qualificação das cidades. “Se o território é o chão das políticas sociais, é extremamente grave o distanciamento dos programas e projetos do governo de leis que foram conquistas históricas dos movimentos sociais, como Estatuto das Cidades, a Lei de Athis e a Lei de Mobilidade”, citou. Como medidas para qualificação urbana, o dirigente lembrou a urgência do desenvolvimento urbano sustentável, da aplicação de uma gestão democrática das cidades, de habitação digna para todos e de mobilidade sustentável. “É urgente retomarmos o controle da expansão urbana para que possamos planejar territórios sustentáveis e dignos para todos os cidadãos”, pontuou.

O dirigente aproveitou a ocasião e entregou para o deputados Leonardo Monteiro (PT/MG) e para a deputada Erika Kokay (PT/DF) , presidente e vice-presidente da comissão, a cartilha “ATHIS-Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social”, produzida pelos arquitetos e urbanistas Karla Moroso, Paola Maia, Taiane Beduschi e Francisco Spautz, da Ah! Arquitetura Humana, e pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina(CAU/SC). A cartilha também recebeu o prêmio Arquiteto do Ano 2018 pela FNA e pode ser baixada no link https://www.caubr.gov.br/wp-content/uploads/2018/12/nova-cartilha.pdf

Edinardo Lucas ressaltou necessidade de retomar o controle da expansão urbana no Brasil