Um e-book que terá a arrecadação dos downloads revertida para a impressão da publicação. Este é o objetivo das arquitetas e urbanistas Ivanete Carpes Ramos e Adriana Idalina Rojas Gutierrez, que lançaram o Manual de Drenagem Sustentável. Resultado do trabalho de conclusão da Pós-graduação em Gestão de Drenagem Urbana, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), o livro tem o objetivo inicial de auxiliar na drenagem urbana de Campo Grande (MS), mas pode ser utilizado por outras cidades que sofrem com as enchentes.
O guia de técnicas sustentáveis em drenagem urbana apresenta uma leitura direta e didática dos sistemas de controle de drenagem na fonte por meio de micro reservatório, telhado verde, jardim de chuva, trincheira de infiltração, poço de infiltração, vala de infiltração e faixa gramada. Também traz formas de minimizar impactos provocados pelo grande volume de escoamento de água gerado pela urbanização, seja pela através da infiltração, detenção ou retenção no solo.
Segundo uma das autoras do livro, a arquiteta e urbanista Ivanete Carpes Ramos , a intenção é incentivar, junto a profissionais e empreendedores, o uso de técnicas que irão contribuir para a diminuição das ocorrências de enchentes, inundações e alagamentos urbanos, auxiliando no desenvolvimento urbano sustentável. “Hoje, é mais fácil remendar do que prevenir. Por isso, fizemos um resgate de várias técnicas aplicadas no mundo e que estão enquadradas nos Objetivos de Desenvolvimentos Sustentáveis da Organização das Nacões Unidas (ONU)”, detalha.
O e-book está disponível para download no site http://vivendosustentavel.com/manualdedrenagemsustentavel/. Para ter uma prévia do material, basta acessar https://youtu.be/4cbcyiAJ6NY.
Foto: Istock / Wagnero Kasaki