A história dos sindicatos de arquitetura e urbanismo, que surgiram para defender interesses profissionais da categoria, e que, com o tempo, precisaram de uma estrutura mais ampla, a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), foi o fio condutor da palestra do presidente da FNA, Cicero Alvarez, no Seminário Arquitetura e Política – os desafios da representação profissional na Arquitetura e Urbanismo. Encerrado na última quinta-feira (4/7), em Florianópolis, o encontro foi realizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU/SC) e contou com a organização conjunta do Colegiado das Entidades de Arquitetos e Urbanistas de Santa Catarina (CEAU – CAU/SC) e do Colegiado das Entidades Nacionais dos Arquitetos e Urbanistas (CEAU-CAU/BR).
Cicero explicou que a criação da FNA decorreu de um projeto coletivo com a necessidade discutir pautas que não interessavam somente a uma entidade. Não por acaso, lembrou, a federação acabou se tornando uma das fundadoras da Central Única dos Trabalhadores (CUT). “A prioridade da FNA é coordenar os sindicatos e proteger a categoria. Os arquitetos se associam nos estados, e a FNA trabalha com as representações estaduais em nível nacional. Os sócios da FNA são os sindicatos”, explicou.
Sobre a atual gestão, o presidente destacou a presença de integrantes da atual diretoria da instituição em vários estados do Brasil. “Um dos cuidados que tivemos na montagem desta chapa foi distribuir os representantes pelo Brasil. Os vice-presidentes estão no Centro-Oeste e no Nordeste para que pudéssemos pensar no território”, salientou. Ele, que deixa o cargo em 180 dias, revelou que a federação reunirá, numa só publicação, as histórias dos seus 40 anos, completados no próximo dia 13 de dezembro.
A presidente do CAU/SC, Daniela Sarmento, mediou a mesa, da qual também participaram o presidente do IAB/DN, Nivaldo Andrade, o presidente do CAU/BR, Luciano Guimarães, a presidente da ABAP, Luciana Schenk, o presidente da ASBEA, Edison Borges Lopes, e o presidente da ABEA, João Carlos Correia.
A mesa de debates poder ser conferida em: https://www.youtube.com/watch?v=zs3enlSsHqg
Foto: Eleonora Mascia