A cidade do Rio de Janeiro será sede dos dois principais eventos da agenda da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) em 2020. Visando otimizar a agenda sindical e integrar a programação ao Congresso da UIA2020 – que ocorre de 19 a 23 de julho -, a reunião do Conselho de Representantes (antiga reunião Ampliada) e o 44º Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (44º ENSA) ocorrerão entre 16 e 19 de julho. A deliberação saiu de encaminhamento apresentado pelo ex-presidente Ângelo Arruda em plenária no final da manhã deste domingo (1/12), que reuniu lideranças sindicais de 18 unidades da federação em Salvador durante o 43º ENSA – Clóvis Ilgenfritz.

A junção de agendas da federação, explica a presidente eleita da FNA para a gestão 2020/2022, Eleonora Mascia, também permite redução de gastos e viabiliza a promoção de encontros regionais ao longo do ano, visando a troca de informações e maior interação entre os sindicatos. A proposta é que os encontros regionais ocorram de forma integrada às reuniões itinerantes que estão sendo programadas pelo Colegiado de Entidades Nacionais de Arquitetos e Urbanistas (CEAU).

O ex-presidente da FNA e presidente do CAU/RJ, Jeferson Salazar, detalhou as ações que estão sendo programadas para a UIA2020 e garantiu que o conselho apoiará a agenda da FNA no Rio de Janeiro. Citou que, além da agenda oficial do congresso, o CAU/RJ planeja uma série de programações complementares para o ano, como o desfile da Escola de Samba da Unidos da Tijuca, que abordará a temática Arquitetura na Marquês de Sapucaí. Também mencionou o projeto de um pavilhão especial durante a UIA2020 que será estruturado para promover o debate sobre questões políticas das profissão, como a Athis, tema que deve ser capitaneado pela FNA.

 

Jeferson Salazar, detalhou as ações que estão sendo programadas para a UIA2020

Salazar lembrou que a FNA é apoiadora do evento, um acordo fechado ainda durante sua gestão à frente da federação, e que os sindicatos associados poderão desfrutar de contrapartidas, incluindo desconto para arquitetos e urbanistas associados aos sindicatos filiados.

Fotos: Carolina Jardine