A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) está com uma nova identidade visual já presente em todos os seus canais de divulgação – site, redes sociais e materiais impressos e digitais. Assinada pelo designer Herman Albrecht, e pensada em conjunto com a diretoria da federação, a identidade sofreu intervenções mínimas em sua proposta original, sendo feitos pequenos ajustes em seus elementos e linhas que comunicam a FNA com seu público. As cores-padrão vermelho, branco e preto foram mantidas com as respectivas variações em todas as peças.

“Trabalhamos com os elementos já existentes, seguindo as boas práticas de construção e de geometria. A proposta é comunicar a identificação da marca para ser entendida nos mais diversos suportes”, afirma Herman. O logotipo tem variações que se aplicam ao uso diferenciado em materiais impressos e digitais, bem como para utilização em produções internas e externas assinadas pela FNA.

A marca que identifica a federação que congrega 16 sindicatos de arquitetos e urbanistas de todo o país foi criada em 1984 por Wellington Rocha de Nazareth, arquiteto e urbanista do Rio de Janeiro vencedor de concurso nacional promovido pela FNA com patrocínio da Trident Desetec e da Revista Projeto.  O concurso contou com a participação de 48 profissionais das mais diversas regiões do Brasil que apresentaram 54 trabalhos. Os projetos foram julgados por uma comissão formada pelos arquitetos Claudio Fisher, Edgard Vasquez, Norberto Bozzelli, Glenda Cruz e Vicente Wissenbach. O concurso foi realizado no dia 25 de junho de 1984, na sede do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas de São Paulo, e marcou uma nova etapa na história da federação criada em 1979.

      Peças FNA 2020:

 

Peças já utilizadas: