O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) divulgou a relação das chapas homologadas que estão concorrendo ao pleito de 15 de outubro que irá escolher os  382 conselheiros dos CAU/UF e 28 do CAU/BR – um de cada unidade da federação mais um representante das Instituições de Ensino Superior (IES). Serão eleitos conselheiros federais para o CAU/BR os candidatos que integrarem a chapa que obtiver o maior número de votos nas eleições de cada CAU/UF e nas eleições das Instituições de Ensino Superior de Arquitetura e Urbanismo. O pleito do dia 15/10 será 100% online por meio de plataforma única do CAU.

O número de conselheiros estaduais titulares de CAU/UF eleitos em cada chapa corresponderá ao respectivo quociente de representação obtido. Se, por exemplo, uma chapa tiver 60% dos votos, terá 60% das vagas. Se tiver 30% dos votos, terá 30% das vagas. Porém, a chapa precisa obter percentual mínimo de desempenho igual ou superior a 20% dos votos válidos para compor o Plenário dos CAU/UF. Após o término das eleições em outubro, o CAU deve homologar o resultado do pleito no dia 27 de novembro, conforme previsto no calendário eleitoral.

Os eleitos cumprirão mandato de 3 anos a partir de 1° de janeiro de 2021 em gestão que se encerrará em dia 31 de dezembro de 2023.

O objetivo principal do CAU é regular o exercício da profissão de arquiteto e urbanista no Brasil e defender o interesse e a segurança da sociedade. Essa atuação é feita principalmente por meio de normas e resoluções; emissão de registros profissionais, registros de responsabilidade técnica, certidões e outros; fiscalização das atividades de Arquitetura e Urbanismo; e ações de promoção da Arquitetura e Urbanismo.

Calendário Eleitoral :

Até 15 de outubro – campanha eleitoral

15 de outubro – Eleições

27 de novembro – Homologação dos resultados do pleito

Confira aqui as chapas homologadas por Estados.