A presidente da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), Eleonora Mascia, e o secretário de Políticas Públicas e Relações Institucionais da FNA, Patryck Carvalho, vão integrar a agenda de eventos do Circuito Urbano 2020 do ONU-HABITAT. Os debates acontecem entre os dias 20 e 30 de outubro e, no dia 22/10, das 18h 30 às 20h30, Eleonora e Carvalho estarão na moderação do debate sobre dois dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODs), estabelecidos como meta global pela ONU e que, no Brasil, visam atingir a Agenda 2030.
Em 2020, a 3ª edição do Circuito Urbano será realizada de forma totalmente virtual. Para aproveitar as vantagens da modalidade online e aprofundar o intercâmbio de experiências e conhecimentos, esta edição será realizada em parceria com os escritórios do ONU-Habitat em Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa. Dessa forma, o Circuito Urbano 2020 se centrará no tema “Cidades Pós-COVID-19: Diálogos entre o Brasil e a África lusófona” e os eventos poderão abordar como subtemas as questões trazidas pelo Dia Mundial do Habitat e o Dia Mundial das Cidades.
Os dirigentes da FNA vão moderar o debate sobre a ODS 5, que trata da Igualdade de gênero, e a ODS 8, sobre trabalho decente e crescimento econômico.
O ONU-Habitat participa ativamente das agendas globais, como a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, estruturada nos 17 ODS, sendo responsável principalmente pelo ODS 11, que busca “tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”. É também central para o trabalho da agência a Nova Agenda Urbana, adotada em 2016, em Quito, no Equador, documento que definiu padrões globais para o alcance do desenvolvimento urbano sustentável, repensando a forma como construímos, gerenciamos e vivemos nas cidades.