Às vésperas das eleições municipais, arquitetos e urbanistas intensificam o debate e a divulgação das propostas que constam na Carta Aberta à Sociedades e aos Candidatos às Eleições 2020. Coordenado pelo CAU-BR e com ampla participação de diversas entidades, o documento elenca cinco pontos prioritários para a gestão de um projeto para as cidades no pós-pandemia, com uma efetiva participar popular nas decisões.

A Carta, visando Novas Cidades 2021, contou com a participação de representantes da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA), Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA), Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) e Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (FeNEA).

A presidente da FNA, Eleonora Mascia, participou amplamente da construção da Carta, tendo sido uma das mediadoras da série de lives que discutiu o documento realizadas no mês de julho. “Esse movimento coletivo busca levar a uma reflexão da cidade que queremos e de que precisamos. A carta propõe um grande pacto pelas cidades com a construção de uma agenda que trate de questões relativas à governança metropolitana e do planejamento urbano sustentável e, para isso, precisamos do apoio da sociedade brasileira”, afirma.

Em entrevista à Agência Radioweb, que realizou 12 boletins sobre diferentes pontos e demandas do documento, Eleonora destacou que uma das diretrizes é fazer com que a população se envolva não apenas na construção de políticas públicas urbanas para as cidades, mas também na sua implantação. “A gestão púbica não é um ato individual do gestor, mas integra um conjunto de decisões que precisa ser colocado como forma de governar, com canais abertos que promovam a aproximação da população, definindo prioridades e realizando o monitoramento do que está sendo feito”, pontuou.

Acesse a Carta à Sociedade e aos Candidatos 

Boletins Agência Radioweb

Participação Popular (Eleonora Mascia)
Cidades Sustentáveis (Francieli Schallenberger)
Patrimônio (Nivaldo Andrade)
Governança (Eleonora Mascia)
Saneamento (Maria Elisa Baptista)
Planejar políticas urbanas de forma transversal (Luciano Guimarães)
Colocar as pessoas no centro das políticas e projetos urbanos (Paulo Lisboa)
Paisagem e Patrimônio (Luciana Schenk)
Habitações de interesse social (Josemee Gomes de Lima)
Saneamento (Josélia Alves)
Compromisso com a Vida
Mobilidade Urbana (Rafael Passos)

Fonte áudios: Agência Radioweb

Foto: Gustavo Mellossa/ Istock